Em Busca da Felicidade...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Benefícios da Natação



Olá queridos!

Sei que estou muito em falta com vocês pois preciso postar mais aqui. E vocês estão certíssimos! Vou fazer uma força e tentar postar mais coisas interessantes pra vocês, ok?

Nesse retorno ao blog quero contar um pouco do que está acontecendo comigo e principalmente relatar os benefícios da atividade física que escolhi para o início dessa nova fase da vida, a NATAÇÃO!

Iniciando, como fisioterapeuta respiratória tenho que dizer que para este sistema só há benefícios. A respiração ensinada na natação auxilia uma expansão pulmonar o que nos facilita a ter uma melhor oxigenação, auxiliando uma troca ótima, permitindo melhora em todo sistema cardiorrespiratório. Além de auxiliar na oxigenação cerebral o que pode trazer uma melhora em sua memória. Isso nos dá mais ânimo no dia-a-dia para realizar tarefas e para a maioria das mulheres, juntar os trabalhos domésticos de mãe e dona de casa (ATENÇÃO: Coloquem o marido para fazer as tarefas domésticas também, viu? *rs) com os trabalho fora de casa. Eu, sou o bicho preguiça em pessoa! *rs Mas busco uma vida melhor e alternativa para que essa preguiça diminua cada vez mais e está dando certo! Aos poucos estou com fôlego pra aguentar o dia-a-dia. Mas vamos voltar ao tópico do blog que é a natação.



Sinceramente não vejo na natação malefícios. Este é um esporte que mexe com toda a musculatura corporal o que garante um enrijecimento de todos os músculos nos dando uma boa forma. Além disso, para os gordinhos, a água ajuda a eliminar o alto impacto de uma ginástica comum o que significa uma probabilidade de lesão muscular e articular quase zero. Fora isso, os exercícios auxiliam na lubrificação articular trazendo alívio nas dores articulares. Para os descoordenados uma ótima notícia: devido aos vários exercícios de braços e pernas, a coordenação motora é beneficiada. Aos alérgicos uma ótima notícia! A natação deixa um sistema respiratório mais resistente não deixando essa região propensa a doenças. Porém, para que isso ocorra, alguns especialistas dizem que o mais importante é começar bem cedo e se possível desde bebê. Mas, amigos, caso você não nade desde bebê, como eu, não desista ou pare a leitura por aqui. Os benefícios continuam mesmo para quem começa tarde. Basta haver seriedade e continuação nos exercícios. O sistema cardiovascular é totalmente beneficiado, por ser um exercício aeróbico, o que possibilita em uma baixa probabilidade de problemas cardíacos.

Nossa!!! São inúmeros benefícios!!! Para nós, que queremos uma vida saudável e ainda perder uns quilinhos, esse é um ótimo exercício. Pensou que não iria falar sobre as calorias gastas, né? É claro que vou... Pesquisas indicam que em 1 hora de natação você pode gastar 600 calorias. Bom!!! Até mesmo porque é um exercício bem interessante pelo qual alivia o estresse e favorece a relação interpessoal melhorando a auto-estima e consequentemente retardando o envelhecimento.

Viram só? Consegui relatar vários benefícios mesmo sabendo que podem haver mais, porém se for muito profundo isso para de ser um texto informativo e passa a ser artigo científico (o que não é minha intenção!).

Espero mesmo poder ter ajudado. Eu iniciei as atividades dia 01 de fevereiro e minha frequência é de 3 vezes na semana. Meu primeiro dia foi horrível! Senti muitas cãimbras na panturrilha ("batata da perna") e quando saí da piscina pensei que iria cair pois minha perna não aguentava meu próprio peso (mas também não é pouco! *rs). Andei alguns metros até minha toalha, sentei no banco e queria sair dali carregada! Naquele dia não dava pra dirigir. Ainda bem que meu marido estava por lá! Eu só consegui dizer: "Me leva pra casa!" Ele riu da minha "desgraça" e só. Dormi que nem um anjinho nesse dia e ainda fui trabalhar no dia seguinte, voltando a nadar também nesse dia. Vou contar pra vocês. Acordei e trabalhei muito bem! Um pouco cansada (normal, era totalmente sedentária!) mas consegui. A noite, na natação, foi tudo bem! Dessa vez não tive cãimbras e melhorei. Hoje já fazem 2 semanas e já posso dizer que melhorei e muito. Já estou com mais disposição pra tudo! Não me arrependo de ter escolhido essa atividade física, aliás foi a escolha certa! Estou no estágio 2 (entrei no 1 mas logo "pulei" pro 2) e o professor já disse que logo estarei no 3 (março quem sabe?). Ainda tenho que melhorar nas técnicas e na minha respiração, mas chego lá!

Galera! Esqueci de mencionar 2 ótimas vantagens: A primeira é que faz muito calor no RJ e um esporte aquático é sempre bem vindo (você não sai suado e nem nojento da academia, *rs) e o segundo é um recado para os "afogados". Você que não sabe nadar, aproveite! É uma ótima chance de juntar "o útil ao agradável", e acredite, tem gente pior que você por lá! *rs


Bjitossss


Amanda - Miss Pudim

(11/02/2010)

2 comentários:

simone disse...

Com certeza...há gente pior do que você...rs... Eu!?!?rsrs...
Reforço o post quanto a Natação ser um esporte completo...e vamos com tudo Amanda!
Beijos e até segunda.

Greystone disse...

De fato, a natação é excelente. Qual a segunda opção??? hauhauahu Brincando !! :)